Novo livro de contos de Chimamanda é um mergulho na África contemporânea
- Heloise Auer
- 3 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

No Seu Pescoço, publicado em julho do ano passado, reúne 12 contos da escritora Chimamanda Ngozi Adichie, nele sentimos o frescor de uma das vozes mais influentes da literatura africana da atualidade.
Na obra somos apresentadas a diversas narrativas sobre a vivência de nigerianos em seu país natal e como imigrantes nos EUA, abandonando a ideia de que a África é um continente pautado pela fome e guerras. Portanto, não espere encontrar paisagens selvagens e personagens esfomeados, há complexidade e profundidade nos contos. A maioria das protagonistas são mulheres em posições diversificadas da sociedade, de muitas classes sociais e idades diferentes, mas sempre carregando uma ancestralidade muito forte.
Ao nos apresentar a África contemporânea, Chimamanda apresenta um pouco da situação política da Nigéria e nos insere nos conflitos étnicos de seu país, trazendo sua experiência pessoal, mas sem se preocupar em ser didática ou auto explicativa.
Os contos também abordam temas como racismo, colonialismo, machismo, relações familiares, violência policial, guerras religiosas, sexualidade e o desejo dos nigerianos de viverem o sonho americano.
No conto "No seu pescoço" que dá nome ao livro, é retratada a luta diária contra preconceitos velados:
"Elas perguntaram onde você tinha aprendido a falar inglês, se havia casas de verdade na África e se você já tinha visto um carro antes de vir para os Estados Unidos. Olharam boquiabertas para o seu cabelo. Ele fica em pé ou cai quando você solta as tranças? Elas queriam saber. Fica todo em pé? Como? Por quê? Você usa pente? Você sorria de um jeito forçado enquanto elas faziam essas perguntas. Seu tio lhe disse que aquilo era esperado; uma mistura de ignorância e arrogância, foi como ele definiu. Então ele contou como seus vizinhos comentaram, alguns meses depois que ele se mudou, que os esquilos haviam começado a desaparecer naquela área. Disseram que tinham ouvido falar que os africanos comiam todo tipo de animal selvagem."

Foto: Divulgação
Quebrando com a ideia de uma única narrativa a respeito do que é ser africano, o título do livro faz jus ao que sentimos no decorrer da leitura, realmente nos coloca no pescoço das personagens, nos faz viver outras identidades e mergulhar dentro da consciência das protagonistas. Através de finais no estilo “soco no estômago” e colocando as personagens em situações extremas, a autora prende nossa atenção e faz com que não paremos de pensar sobre a história pelo resto do dia. No seu pescoço é um livro que proporciona uma bagagem cultural incrível, daquelas que dá orgulho de carregar por aí.
Classificação: ★★★★★
Título original: The thing around your neck
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Tradução: Julia Romeu Capa: Claudia Espínola de Carvalho Páginas: 240 Editora: Companhia das Letras
टिप्पणियां