top of page

7 escritoras asiáticas que você precisa conhecer

  • Heloise Auer
  • 7 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura


A gente sabe bem como é incrível viajar. E que tal fazer isso sem precisar sair de casa? Se familiarizar a outras culturas mesmo quando a conta bancária ou o tempo não permitem viagens ao exterior – as obras dessas escritoras são provas disso. Por isso, para te ajudar a começar sua própria viagem pela Ásia, selecionamos 7 mulheres talentosas que nos fizeram passear por outras paisagens e sociedades. Boa viagem!



Jhumpa Lahiri - Índia

Com 50 anos, a escritora britânica de origem indiana Jhumpa Lahiri tem uma vasta obra de coletâneas de contos e romances. Em 2000, foi vencedora do Prêmio Pulitzer de Ficção pelo livro “Intérprete dos Males”, cujos contos são voltados para temas como o exílio, a saudade, o desarraigamento, a inadequação, a esperança e a adaptação.




Marjane Satrapi - Irã


Marjane é uma romancista gráfica que nasceu em Teerã, no Irã. Ficou conhecida como a primeira iraniana a escrever história em quadrinhos. Suas obras adaptadas para o português são Persépolis e Bordados. A adaptação animada de Persépolis, que ela co-dirigiu junto a Vincent Paronnaud, foi indicada ao Oscar.



Malala Yousafzai - Paquistão

Paquistanesa, pacifista e ativista, Malala lançou, em 2014, seu relato Eu Sou Malala, em que conta como levou um tiro, com apenas 15 anos de idade, do Talibã no Paquistão por defender o direito das mulheres ao estudo. Em 2014, Malala foi laureada com o Prêmio Nobel da Paz.



Xinran - China

Xinran é a mente por trás do fenômeno “As boas mulheres da China”, onde conta diversas histórias de mulheres que entrevistou em seu programa de rádio e mostra as dificuldades das chinesas quanto ao machismo.


Rupi Kaur - Índia

Rupi Kaur é uma poetisa feminista contemporânea. Publicou um livro de poesia e prosa intitulado "milk and honey" (Outros jeitos de usar a boca, no Brasil) em 2015. O livro aborda os temas violência, abuso, amor, perda e feminilidade. Seu segundo livro de poemas “The sun and her flowers” está previsto para chegar no Brasil este ano.



Banana Yoshimoto - Japão

A escritora japonesa contemporânea Banana Yoshimoto é autora do romance “Kitchen”, aclamado pelo The New Yorker, o The Times e o The Independent. A jovem é apaixonada por culinária e nos leva, através do seu livro, às cozinhas do Japão, nos fazendo viver experiências gastronômicas ora curiosas, ora apaixonantes.



Duong Thu Huong - Vietnã

A escritora vietnamita Duong Thu Huong é autora de “Zênite”, onde fala sobre política, poder, guerra e amor. A escritora narra a vida de moradores de um pequeno vilarejo, assim como as tramas ocultas dos jogos de poder políticos e os desvios do amor para superar tragédias.



Comments


Somos Heloise e Arantxa - duas amigas que a fase turbulenta da vida universitária uniu. Cansamos de procurar um lugar para poder pertencer e decidimos cria-lo!

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2017 by Antes Que Seja Tarde.

bottom of page