Unilivre: Um paraíso a 3 minutos de casa
- Heloise Auer
- 12 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Neste fim de semana eu e meu namorado decidimos viver uma aventura diferente, a ideia era explorar um local desconhecido que fosse perto de casa.
Depois de tomarmos um açaí, decidimos ir na Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente), nossa surpresa foi colocar o endereço no GPS e ver que estávamos a 3 min do local!

Chegando lá, nos encantamos logo de cara com a beleza do lugar. O caminho elevado que liga o estacionamento à parte interna é uma delícia, água correndo debaixo de nossos pés e um caminho cercado de verde.
Enquanto caminhávamos em direção ao fim da trilha, um lago reluzente e um paredão de pedra gigantesco iam se revelando em frente a nossos olhos, parecidos com o do Parque Tanguá.

Em frente ao lago há um mini auditório de pedras, com um palco e alguns bancos, fiquei imaginando como deve ser gostoso assistir a uma palestra ali.

Mais além, estão as salas de aula da universidade. A estrutura de madeira é enorme e os visitantes sobem uma rampa que passa em volta das salas para chegar ao topo. Lá em cima a vista do mirante é de tirar o fôlego. O lugar é realmente lindo e o pessoal aproveita para tirar fotos de casamento.

Explorarmos todos os cantinhos da Unilivre, mas ainda ficamos com uma dúvida. Não conhecíamos ninguém que estudasse ali, nem sabíamos os cursos que eram oferecidos, por isso fui dar uma pesquisada. Descobri que na verdade, a Unilivre é mais um centro de estudos do que uma universidade, ela desenvolve atividades de educação ambiental, como cursos, seminários, conferências e exposições e realiza pesquisas.
Onde é hoje a Unilivre era antes uma antiga pedreira, a universidade só foi inaugurada em 1992 e ainda não é muito conhecida pelos curitibanos. É um paraíso escondido no meio da cidade.
A Unilivre fica na Rua Victor Benato, 210, no bairro Pilarzinho. A visitação é diária, das 8h às 19h e a entrada é gratuita :)
Comments